7 atitudes para emagrecer



Escrito e editado por Hélcio Gangana - Diretor Técnico da Minas Trainers e Personal Trainer

Já abordamos anteriormente os vários motivos pelos quais cada vez mais pessoas se encontram sedentárias. E muitas pessoas se encontram desmotivadas para melhorar não só a forma física, mas também para emagrecer. Sabe-se que para emagrecer o pretendente deve gastar mais calorias do que consome, e no que compete a isso alguns aspectos devem ser levados em conta, como:

1) O estágio inicial da pessoa
2) Histórico de saúde
3) A caloria consumida
4) Tipo e duração da atividade física

Porém a pessoa precisa dar alguns passos para alcançar seu objetivo. O primeiro passo é, naturalmente, a pessoa querer mudar. E posteriormente, contar com um bom programa. Antes de iniciar o processo da sua mudança, o panorama talvez se apresente árduo, inalcançável. Como começar?

Vamos ver quais atitudes você deve tomar:

1) ANOTE NA AGENDA AS SUAS METAS: Quantos quilos você deseja eliminar? Sabemos que a medida que a pessoa vai realizando as tarefas prescritas de maneira disciplinada, sua motivação consequentemente irá aumentando.

Escreva em sua agenda quais são seus objetivos, como por exemplo: 

Para os homens:
- "Quero poder subir até o topo da montanha", 

- "Quero voltar a jogar futebol, sem colocar em risco a minha saúde"
- "Quero ficar sarado para aquela balada!"

Para as mulheres:
- "Quero entrar no meu vestido de noiva (novamente)!"
- "Quero ser uma mulher mais feliz"
- "Quero ficar sarada para aquela balada!"

2) FIRME UM CONTRATO COM VOCÊ: Pode parecer uma bobagem, porém o trabalho mental tem uma força enorme! 

Fique de frente para o espelho, olhe nos teus olhos e diga:

- "Eu me comprometo a melhorar meus esforços a praticar atividade física, me alimentar com mais qualidade, comer menos alimentos com muita gordura e açúcar e incorporar mais frutas e verduras a minha alimentação".

3) ESCOLHA OBJETIVOS: Anote 3 a 4 objetivos que você almeja alcançar em 3, 6 e 12 meses. Após cada período as metas devem ser reavaliadas, fazendo um balanço do que melhorou, do que piorou. E assim seguir ao próximo objetivo.

Observação: Evite as metas exageradas como "quero perder 10 quilos em duas semanas...!" Esse tipo de objetivo te conduzirão à frustração e ao insucesso. As metas devem ser avaliadas, isto é, você deve poder dar-se conta de a cumpriu ou não. Evite as metas exageradas. Dê um passo por vez.

4) CUIDADO COM AS ARMADILHAS: Elimine de sua dispensa as tentações pouco saudáveis. Encha sua geladeira com alimentos frescos e muitas frutas e hortaliças. Compre um par de tênis confortáveis (evite os falsificados) para realizar seu programa de exercícios com uma roupa confortável.

Infelizmente, há pessoas que tentaram te "sabotar" ou desanimar. Nesse caso, esta pessoa nao está sendo sua(seu) amiga(o).

Conte com aquele verdeiro amigo que realizará as atividades junto contigo! Este sim aumentará a sua motivação para que você alcance seu objetivo! Porém caso este pare no meio do caminho, siga em frente, pois o sucesso só dependerá da sua disciplina!

5) PLANEJAMENTO: A montagem do seu programa Alimentar e de Atividade Física lhe permitirá você alcançar seu objetivo. A nossa equipe está preparada e capacitada para realizar isto para você. 

6) ACEITE OS ERROS: Mesmo que acha algum retrocesso, ou estagnação é momento de replanejar. Não se frustre por isso. Aceite que os tropeços são parte do caminho, e não se desalente.

7) CONTROLE O ESTRESSE: O estresse pode contribuir o ganho de peso, diminuir a motivação, causando o fracasso de seus planos diante todo o programa. Neste momento é preciso procurar encontra o equilíbrio. Talvez seja necessário realizar alguns ajustes no programa, mas não deixe que isto te afetar. Pense em todo seu esforço inicial e o estagio atual, se houve evolução, não é motivo para desistir agora. Siga em frente. Suas metas podem levar algum tempo mas os benefícios farão que valha a pena o esforço.


0 comentários: