Veja os 6 erros mais comuns na corrida

É sempre assim: começam os treinos e logo vêm algumas dúvidas sobre intensidade, tênis, ritmo... Mas, quando elas tornam-se constantes, podem atrapalhar a sua evolução nas pistas e levar a lesões.

Para isso não acontecer, o professor Ricardo Sartorato, da assessoria esportiva Equipe Filhos do Vento, no Rio de Janeiro, separou os seis principais erros das corredoras.

Correr com tênis não-específico para a sua pisada

Caso você tenha uma pisada neutra e usa um tênis para pisada pronada, cuidado. Em curto prazo, você não irá sentir nada. Porém, ao longo dos treinos, podem ocorrer desconfortos e até levar a graves problemas nas articulações dos joelhos, principalmente.

Usar tênis novos em dia de prova

Tudo bem que você quer estrear seus novos tênis, mas você pode correr um risco (de bolhas e torções, por exemplo) desnecessário. É muito importante fazer alguns treinos com o tênis antes da prova – isso é importante para amaciá-lo e “moldá-lo” ao seu pé.

Fazer uma prova muito além do ritmo em que está acostumada

Caso você esteja treinando a um tempo e já tem um ritmo determinado, correr muito além do de sempre pode aumentar o risco de lesões, pelo aumento do impacto do corpo contra o solo.

Ir direto com o calcanhar na passada

Na verdade, isso é feito de forma inconsciente. Porém, caso você encoste primeiro o calcanhar, há uma desvantagem: os ossos dessa região, que recebem a maior parte da carga do peso do corpo, não possuem uma alta capacidade de absorver esse impacto. Além disso, esse choque é transmitido do calcanhar para a perna e, quando chega ao joelho, faz a região absorver a outra parte do impacto. Isso, com o tempo, pode levar ao chamado joelho de corredor.

“Largar” o corpo na descida

Fazer isso é uma forma (inconsciente) de consumir menos energia na descida. Quando se consome menos energia a sensação de conforto é maior e normalmente você começa a se deslocar mais rapidamente. Porém o que faz você sentir essa maior facilidade é que o seu corpo está projetado excessivamente para frente. Isso eleva o impacto a cada pisada, podendo ocasionar dores nos joelhos, por exemplo. O ideal é ter muita atenção quando o treino conter esse declive.

Iniciar uma prova com o máximo esforço

Correr na máxima intensidade logo na largada sobrecarrega os sistemas de produção de energia das células musculares precocemente – prejudicando o seu desempenho na prova. Há o acúmulo de substâncias tóxicas, pela alta produção energética, que impossibilitam você a correr mais forte e só são eliminadas com o corpo em repouso.

Fonte:
Revista W Run

0 comentários: