Clique aqui para participar!
O Brasil esteve representado em 16 das 25 edições dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, conquistando a primeira medalha olímpica em Antuérpia (1920). Até os Jogos de Londres (2012) o Brasil totalizou 109 medalhas, sendo 23 de ouro, 31 de prata e 55 de bronze, das quais apenas 14 foram ganhas em modalidades coletivas. Essa é uma indicação do quanto o esporte nacional sobrevive à custa de esforços individuais, uma vez que o processo de formação de equipes esportivas é complexo e envolve mais do que a soma de valores individuais, necessitando de tempo e a construção de vínculo entre os atletas e comissão técnica para que resultados positivos sejam alcançados.
Essa pesquisa tem como objetivo recuperar a memória dos 1.872 atletas olímpicos que representaram o Brasil em todas as edições dos Jogos Olímpicos da Era Moderna e por meio dessas histórias individuais discutir e analisar a formação da identidade do atleta, evidenciar a importância desse ator social no cenário esportivo brasileiro, bem como as influências que eles exercem sobre a sociedade tornando-se um dos grandes desafios para o desenvolvimento de novas gerações de atletas.
Essas histórias de vida, relacionadas por vias diretas ou indiretas, permitem compreender o imaginário esportivo do presente dentro de um contexto maior que é o esporte nacional e sua relação com a sociedade e seu movimento.
Fonte:
Salve Sport
Clique aqui para participar!
Fonte:
Salve Sport
0 comentários: