Tensão, estresse e exagero nos treinos podem causar dores musculares

Dores musculares, também conhecidas como mialgias, podem variar de leve a extenuante, e são comuns em praticantes de atividades físicas.

Embora muitas vezes desapareçam rapidamente, em alguns casos as dores podem durar meses. Os locais mais comuns são o pescoço, as costas, pernas e até mesmo as mãos. As causas mais comuns de dor muscular são a tensão, o estresse, o excesso nos treinos, prática esportiva e ferimentos leves. Este tipo de dor, geralmente afeta apenas um ou mais grupos musculares de determinada região do corpo. Dor muscular sistêmica, a que se sente em todo o corpo, é diferente. Se pratica esportes, as causas geralmente são o desequilíbrio muscular, erro de treinamento ou aumento súbito da carga e intensidade da atividade.

O método PRICE faz parte dos cuidados básicos em casos de dores musculares e é considerado a melhor forma de tratar lesões traumáticas no desporto como entorses, luxações, estiramentos e rupturas musculares. A combinação de todos estes fatores nas primeiras 48h/72h ajuda a controlar a inflamação e formação de hematoma após a lesão acontecer. Quando mais cedo se iniciar este tratamento, melhor sua eficácia e prognóstico.

Confira:

P (protection): Proteja/imobilize a área lesionada
R (rest): Faça uma pausa de suas atividades esportivas
I (Ice): Coloque um saco de gelo na área dolorida por 15 a 20 minutos, três vezes por dia (use sempre proteção)
C (Compresion): Use uma bandagem ou faixa crepe de compressão para reduzir o inchaço-edema
E (Elevation): Eleve a área afetada acima da linha do coração para ajudar a reduzir o inchaço- edema

Fonte:
Portal de Educação Física

0 comentários: