Um estudo com ênfase em atividade física concluiu que “o mundo parou de se movimentar”. Segundo a pesquisa, que também apresenta um plano de ação, apenas algumas gerações mantém a atividade física como parte integrante da vida diária.
Em nome do progresso, segundo o estudo, nós a removemos tão completamente que a inatividade física parece realmente normal, e as pesquisas ainda concluíram que quanto mais rápido as economias crescem mais rápido as populações desaceleram.
No Brasil de 2002 tivemos uma diminuição de 6% de pessoas que deixaram de fazer qualquer atividade física e na projeção feita em 2007 - fiquem atentos estamos falando que essa conclusão foi em 2007 - menos 34% deixaram de fazer atividade física devido à ascensão econômica da população.
Com isso, concluímos que quanto mais dinheiro ganhamos, menos atividade física praticamos.
O que mais chamou a minha atenção nesse estudo foi concluir que a prioridade imediata seria de quebrar os ciclos de inatividade física onde eles já estão enraizados, sugerindo trabalharmos essa mudança, aumentando o percentual ou até atingindo todos os fisicamente ativos. E o destaque na nossa análise é concentrar nas crianças, antes dos 10 anos de idade, assim mudaremos a próxima geração. A proposta conclui que conforme essas crianças caminham para a adolescência, começam a traçar um plano para sua vida adulta...crianças que gostam de ser ativas tem maior probabilidade de serem adultos ativos.
Não vou entrar em detalhes dos gastos com hospitais e saúde dos governos devido a inatividade física, todos sabemos disso.
Convidamos você leitor a acessar o site seguir para conhecer esse plano de ação com toda sua estrutura e instituições envolvidas:
www.designedtomove.org/
Convidamos você leitor a acessar o site seguir para conhecer esse plano de ação com toda sua estrutura e instituições envolvidas:
www.designedtomove.org/
Enfatizei 2007 porque hoje com certeza os números são outros no Brasil, principalmente com o fim da Educação Física na escola, (resolução 07/2010 do CNE) o percentual de 34% projetado para 2012, deve ser atingido e ainda em 2015.....porque o hábito de fazer exercício e atividade física começa na escola.
Autor:
Prof. Ernani Contursi
0 comentários: