Alimentos contra a Depressão (II)



2) Carboidratos bem humorados: A ingestão de carboidratos leva ao aumento nos níveis de insulina, que auxiliam na "limpeza" dos aminoácidos circulantes no sangue. Nessa limpeza de aminoácidos só escapa o triptofano na barreira hemato-encefálica. 

Já com uma alimentação pobre em carboidratos, por vários dias, pode levar a alterações de humor e depressão, assim como uma alimentação com excesso de proteínas.

É por isto que ocorra o equilíbrio na reeducação alimentar.

Fontes de carboidratos: pães, cereais integrais, biscoitos integrais, massas integrais, arroz integral e selvagem, frutas, legumes e chocolate amargo (com moderação).

3) Magnésio, o grande colaborador do Cálcio: Além de ser colaborador do Cálcio, o Magnésio está também envolvido na regulação dos níveis de serotonina.

Participa da produção de energia, da contração muscular, da manutenção da função cardíaca normal e da transmissão dos impulsos nervosos.

Fontes de Magnésio: tofu, soja, caju, tomate, salmão, espinafre, aveia, arroz integral.

4) Folato (Anti-depressivo Natural): O Folato ou ácido fólico é uma potente vitamina antidepressiva natural. Em baixas concentrações no Organismo, diminui os níveis cerebrais de serotonina.

Fontes: espinafre, feijão branco, laranja, aspargo, couve de Bruxelas, maçã e soja.


Artigos desta matéria:
Texto (I)
Texto (II)
Texto 
(III)
Texto (VI)

0 comentários: