Dor nas costas e má postura podem causar depressão



Sentar inadequadamente na cadeira do trabalho, dirigir por horas e horas, e dormir em diversas posições são atos que além de problemas físicos, podem desencadear outras doenças.

Segundo pesquisadores da San Francisco State University, nos Estados Unidos, a má postura corporal piora o humor e pode até causar depressão.

Para melhorar a qualidade de vida, Artur Hashimoto, treinador máster do CORE 360º, explica que exercícios básicos do treinamento funcional são capazes de fortalecer os músculos e ainda melhorar a qualidade de vida dos praticantes. E tudo isso em 30 minutos diários de atividades feitos de maneira bem simples.

Um alongamento já é capaz de acordar o corpo e mante-lo fortalecido para aguentar a rotina diária. “Além de ser uma forma de corrigir a postura e fortalecer os músculos de forma equilibrada, o alongamento é um ótimo estimulador do cérebro, e o faz liberar hormônios de bem-estar, como a serotonina”, diz, acrescentando que “o alongamento melhora a flexibilidade muscular, proporcionando maior elasticidade e redução de lesões”.

Além disso, alguns exercícios específicos de treinamento funcional são ótimos para uma postura melhor. No caso, apostar nas atividades de estabilização no chão, como ponte e prancha, pode ser uma ótima opção. Tanto a ponte quanto a prancha (em decúbito dorsal, ventral e lateral) fazem parte dos exercícios isométricos, posições que ajudam a ganhar força e diminuir a sobrecarga nas articulações. “Tudo é uma combinação de um trabalho de fortalecimento com alongamento”, afirma Artur. Outra recomendação do profissional é apostar na liberação miofascial, que funciona como uma massagem, com o objetivo de acabar com os encurtamentos musculares que causam problemas na postura e na qualidade dos movimentos. Essa terapia corporal é de fácil aplicação, e o melhor, consiste em um resultado imediato e pode ser feita com bolas e rolos de espuma.

Segundo Artur, além dos exercícios físicos, as pessoas devem se atentar a pequenos ajustes no seu dia-a-dia. A reeducação da postura pode colocar um ponto final nas incômodas dores nas costas, desde que o indivíduo esteja disposto a isso. Veja algumas dicas do profissional para melhorar a postura nas seguintes situações:

No carro

Para alcançar uma boa posição ao sentar no banco do carro, se deve imaginar que o volante é um relógio e as mãos são os ponteiros. A mão direita deve ser elevada até a altura do número 2 e a esquerda do 10. Após posicionar as mãos, é necessário manter as costas retas e alinhar o tronco no assento. Além disso, o banco deve ficar reto e permitir que a visão do motorista fique perfeita, sem a necessidade de levar a cabeça à frente para enxergar.

No trabalho

A postura na mesa do escritório é muito importante. Se o profissional fica sentado na mesma posição por várias horas, o ideal é se levantar algumas vezes durante o dia. Quando estiver sentado, é necessário ficar atento a qualquer posição que transmita a sensação de conforto. Provavelmente, não seja a posição mais adequada. Além disso, organizar a mesa para que objetos de trabalho sempre estejam ao alcance das mãos é fundamental.

Na cama

A melhor posição para dormir é de lado. Os joelhos devem estar dobrados e é sempre interessante colocar um travesseiro entre eles. A cabeça deve estar apoiada em um travesseiro único e na altura ideal para o pescoço da pessoa. Dormir com vários travesseiros empilhados ou um travesseiro muito alto não é recomendado, já que alonga excessivamente os músculos do pescoço. Para quem preferir dormir de barriga para cima, a dica é colocar um travesseiro debaixo dos joelhos e, novamente, usar um único travesseiro para a cabeça. Dormir de barriga para baixo pode contribuir para uma curva lordótica excessiva e está entre uma das piores posições para se dormir.

Fonte:
Por Contato Comunicação

0 comentários: