DICA 1 – ELIMINE BEBIDAS CHEIAS DE CALORIAS
Consuma refrigerantes e bebidas alcoólicas com menos freqüência. Ambos possuem alto valor calórico, o que facilita acúmulo de gordura corporal, então, se você tem o hábito de ingerir muito esse tipo de bebida, terá que diminuir.
O mesmo vale para milkshakes, leite integral, vitaminas com muito açúcar, café preto ou com leite com açúcar, sucos cheios de açúcar, etc.
O lema é: não beba calorias! Os refrigerantes diet/light também devem ser evitados, pois, apesar de não possuírem açúcar e calorias, continuam possuindo gás e sódio, o que dilata o abdômen e retém líquido.
DICA 2 – CUIDADO COM OS FINAIS DE SEMANA
Ao exagerar na comida nesses 2 ou 3 dias, você coloca todo o plano da semana a perder!
Então, não adianta seguir uma dieta correta e ao chegar nos finais de semana, comer o triplo. O corpo irá armazenar ainda mais calorias e gordura.
O interessante é reduzir aos poucos os hábitos nocivos (excesso de doces, refris, churrascos, massas e álcool) até eliminá-los de vez ou quase que completamente. Lembrando: quanto menos coisas você abrir mão, mais o resultado demora para aparecer! Então, não tem jeito: precisamos abrir mão de certas coisas.
DICA 3 – NÃO FIQUE MUITO TEMPO SEM COMER
Não pule refeições! É um grande erro pensar que ficar muitas horas sem comer irá emagrecer… pelo contrário, o metabolismo fica mais lento, você pode ter perda de massa magra e exagerar nas refeições que fizer.
Então, fracione sua dieta e faça de 5-6 refeições pequenas ao dia. Obviamente, faça escolhas certas em todas as refeições: tanto nos lanches pequenos, como nas grandes refeições.
DIA 4 – Cuidado com as dietas da moda e as radicais
Esqueça dietas radicais, do estilo: “Emagreça 10kg em 10 dias”, “Dieta do chá”, “Dieta do abacaxi”, etc.
Esse tipo de alimentação causa desnutrição, perda de água, de massa magra, fraqueza, irritação e após uns dias, o peso eliminado volta com força total, quando você voltar a se alimentar normalmente. Então, se programe e entre num programa de reeducação alimentar.
DICA 5 – ESQUEÇA AS FRITURAS
Evite frituras!
Hoje em dia a maioria das pessoas tem o hábito de comer muitas frituras ao longo da semana, então, reduza qualquer tipo de alimento frito de seu cardápio. Eles contém muitas calorias e fazem mal ao coração!
DICA 6 – CUIDADO COM AS GULOSEIMAS CHEIAS DE GORDURAS TRANS, SAL E AÇÚCAR
Reduza drasticamente o consumo de industrializados com muito açúcar, gordura e sal. Eles são os principais vilões da “barriga” indesejável!
O ideal é evitar alimentos do tipo: bolachas, salgadinhos, lanches, comida congelada, embutidos, balas, doces em barra, chocolate, bolos prontos, frios gordurosos e massas com molhos pesados;
DICA 7 – EXERCÍCIOS SÃO OBRIGATÓRIOS
Pratique exercícios diariamente!
Só assim para potencializar o resultado da queima de calorias, se sentir mais bem humorado e aumentar sua auto-estima! Organize-se e arrume um tempo diário para investir em você! Faça algo que goste, que lhe dê prazer e que te deixe animado para começar.
DICA 8 – SAÚDE EMOCIONAL É MUITO IMPORTANTE
Cuide do seu emocional.
Na maioria dos casos de obesidade, compulsão alimentar ou outros distúrbios, a origem do problema é emocional (ansiedade, depressão, desmotivação, baixa auto-estima, etc.), então, procure uma forma de cuidar e melhorar essa situação. Fazer dieta desmotivado, não leva a lugar algum. A ajuda de um psicólogo é essencial nesse processo.
DICA 9 – PERSISTÊNCIA
E por último: tenha paciência e não desanime. Nem sempre o resultado vem rápido como gostaríamos, porém, pense que você está no caminho certo para atingir seu objetivo ao mudar seus hábitos.
Autora:
Nutricionista Giovana Guido
0 comentários: