A Soja e a Hipertrofia Muscular

Consumo de proteína de soja ajuda na hipertrofia sem alterar níveis de testosterona

O consumo de alimentos ricos em isoflavonas pela população masculina é seguro, não altera níveis hormonais e pode auxiliar no ganho de massa muscular.

A soja é uma leguminosa que apresenta um ótimo perfil nutricional. Seu grão é composto, em média, por 35% de carboidratos, 45% de proteínas (estas, de alto valor biológico) e entre 18% a 20% de lipídios, com grande prevalência de lipídios mono e poli-insaturados. A soja possui também quantidades significativas de minerais, como cálcio, ferro, cobre, fósforo e zinco, e vitaminas, principalmente as do complexo B.

A soja é, ainda, rica em compostos bioativos, que desempenham funções benéficas à saúde. As isoflavonas são flavonoides cujos principais representantes são a daidzeína, genisteína e a gliciteína, presentes não apenas no grão, mas também em seus derivados, como o tofu, o missô, e em bebidas à base de soja.

A soja é indiscutivelmente a “campeã” em isoflavonas, porém há outros alimentos que também contém pequenas doses desse bioativo, como frutas, hortaliças, cereais e até a linhaça.
Os benefícios do consumo da proteína de soja

Claudia Chang, doutoranda em endocrinologia pela Universidade de São Paulo (USP) e professora e coordenadora do curso de pós-graduação em endocrinologia do Instituto Superior de Medicina (ISMD), e Natália Sanchez Oliveira, nutricionista especialista em terapia e nutrição clínica e mestranda em Saúde Pública pela USP, destacam potenciais benefícios atribuídos a estes compostos, indicando que “em estudos experimentais e clínicos, há indicação de benefícios das isoflavonas na prevenção ou tratamento de diversas doenças, incluindo câncer, males cardiovasculares e osteoporose, bem como alívio dos sintomas da menopausa, especialmente fogachos”.

As isoflavonas são fitoquímicos que possuem estrutura química semelhante ao estrogênio sendo, por isso, chamadas de fitoestrógenos. Devido a esta semelhança estrutural, vários mitos e impasses são atribuídos a estes compostos, principalmente no que diz respeito a disfunções hormonais, o que leva muitos homens a limitarem seu consumo.

Proteína de soja não altera os níveis de testosterona

No organismo existem dois subtipos de receptores de estrogênio (ER – Estrogen Receptors) das classes alfa (ERα) e beta (ERβ). A distribuição desses receptores no organismo não é homogênea, estando os ERα presentes nas glândulas adrenais, nos rins e nos testículos, enquanto os ERβ são encontrados nos pulmões, ossos, próstata, cérebro e testículos. Temos, ainda, a presença de ambos os receptores nas mamas, útero e ovários.

O estrogênio se liga com grande afinidade a ambos os receptores; já as isoflavonas possuem afinidade preferencial pelos ERβ. Ao se ligarem aos ERβ, as isoflavonas podem desempenhar funções nulas, semelhantes ou até opostas aos efeitos do estrogênio nos tecidos alvo. Destaque se dá no tecido mamário, em que a ativação ERα (pelo estrogênio) estimula a proliferação do tecido mamário; já com a estimulação de ERβ há a inibição do desenvolvimento deste tecido, tornando assim, alimentos ricos em isoflavonas em potenciais redutores de risco de desenvolvimento de câncer de mama.

Já nos testículos, em que há a presença apenas de ERα, não se observa a ação das isoflavonas. Deste modo, não há alterações nos níveis de testosterona, hormônio produzido no tecido testicular, permanecendo íntegros o desenvolvimento e a manutenção das características masculinas, função sexual, desempenho sexual e produção de espermatozoides.

A nutricionista relata ainda outro benefício para a saúde masculina: a redução do risco de desenvolvimento de câncer de próstata.

Proteína de soja e hipertrofia

Para quem pratica atividade física, a proteína de soja também se mostra bastante eficaz na conquista de resultados como o ganho de massa muscular. Com alto valor biológico e fonte de aminoácidos importantes como a arginina, a proteína de soja apresenta fácil digestibilidade e pouca gordura quando comparada a outras fontes proteicas, como a proteína animal. A proteína de soja possui PDCAAS (Protein Digestibility Corrected Amino Acid Score) igual a 1,0 (valor máximo) sendo avaliado como o único vegetal com perfil similar à caseína e albumina (considerados padrões de referência). Claudia e Natália asseguram que atletas e praticantes de atividade física de ambos os sexos podem incluí-la na dieta diária.

Tão importante quanto treinar de forma adequada, respeitar o período de recuperação também é essencial para que o corpo possa descansar após o estresse a que foi submetido, e também para conquistar a hipertrofia.
Ingerir aminoácidos de cadeia ramificada (leucina, isoleucina e valina), presentes em grandes quantidades na proteína de soja, é interessante para a manutenção da massa magra já existente, assim como para estimular o desenvolvimento e crescimento muscular: “A grande variedade de vitaminas e minerais presentes na soja, assim como as isoflavonas, possuem ação antioxidante e, portanto, reduzem os efeitos deletérios causados pelos radicais livres produzidos pelo exercício”, explicam Claudia e Natália. Os efeitos da isoflavona sobre a recuperação muscular, entretanto, ainda precisam ser estudados de forma mais aprofundada pela literatura científica.

As doses recomendadas de consumo

Com benefícios seguros para a saúde de homens e mulheres, as isoflavonas da soja podem fazer parte da dieta diária. “Mais do que um único alimento, nutriente ou composto bioativo, o estilo de vida saudável, que envolve a combinação de alimentação equilibrada, exercícios e cuidados com a saúde, é determinante para um bom desempenho físico. Por isso a atuação conjunta de médicos, nutricionistas e educadores físicos é tão importante”, indicam as nutricionistas.

As doses recomendadas e limites de ingestão de isoflavonas/dia ainda não foram estabelecidos normativamente. Para adultos, é considerado razoável o consumo de 50 a 100mg/dia de isoflavonas, que podem ser obtidas com a ingestão de 25g de proteína de soja. Crianças também podem fazer uso das isoflavonas2, mas em menor quantidade: 45 mg/dia, o que corresponde a 15g de proteína de soja.

As bebidas à base de soja do tipo “leite” (original e original saborizadas) são fontes de proteína de soja (5,2g/200ml) e apresentam níveis consideráveis de isoflavonas (12,5mg/200ml), além de fornecerem as vitaminas envolvidas no metabolismo energético e minerais como zinco e cálcio – este último, no mesmo teor encontrado no leite de vaca: 240mg/200ml -, que é fundamental para a contração e recuperação muscular. “Estas bebidas são mais indicadas para auxiliar na oferta de nutrientes para a recuperação muscular após o exercício, além de ajudar na hidratação”, concluem.

Já as bebidas à base de extrato de soja adicionadas com suco de fruta também são opções válidas, pois apresentam cerca de 1,2g de proteína de soja/200ml e 3mg de isoflavonas, além de serem fontes de vitaminas e minerais.

Para quem busca a hipertrofia, o consumo total de proteínas pode variar de 1,2 a 2 g/kg de peso/dia e o ideal, para atingir tal recomendação, é variar as fontes de proteína, incluindo carnes, peixes, ovos, laticínios e leguminosas. “Em certos casos, a suplementação pode ser necessária, sob a orientação de um nutricionista.”

Em função do perfil nutricional descrito anteriormente, em que apresenta proteína de alto valor biológico, além de gorduras insaturadas, carboidratos, vitaminas e minerais, a soja pode ser inserida de forma equilibrada na alimentação de indivíduos fisicamente ativos e que buscam a melhora da qualidade de vida através da hipertrofia e/ou da manutenção da massa muscular.

Referências:
  • Anderson GL, Chlebowski RT, Aragaki AK, Kuller LH, Manson JE, Gass M, Bluhm E, Connelly S, Hubbell FA, et al. Conjugated equine oestrogen and breast câncer incidence and mortality in postmenopausal women with hysterectomy: extended follow-up of the Women´s Health Initiative randomised placebo-controlled trial. Lancet Oncol, 2012.
  • Franke AA, Custer LJ, Wang W, Shi CY, HPLC analysis of isoflavonoids and other phenolic agentes from foods and human fluids. Proc Soc Exp Biol Med 1998;217:263-73.
  • Kuiper GG, Carlsson B, Grandien K, Enmak E, Haggblad J, Nilsson S, Gustafsson JA. Comparison of the ligand binding specificity and transcript tissue distribution of estrogen receptors alpha and beta. Endocrinology. 1997; 138;863-70.
  • Hamilton-Reeves JM, Vasquez G, Duval SJ, Phipps WR, Kurzer MS, Messina MJ, Clinical studies show no effects of soy protein or isoflavones on reproductive hormones is men: results of a meta-analysis. Fertil Stenil, (Meta-Analysis Research Support, Non-US. Gov´t Review). 2010 Aug; 94 (3): 997-1007.
  • Korde LA, Wu AH, Fears T, Nomura AM, West DW, Kolonel L, Pike MC, However R, Ziegler RG, Childhood soy intake and breast câncer risk in Asian American women. Cancer Epid, Biomarkers and Prev. 2009; 18: 1-9.
  • Kuiper GG, Lemmen JG, Carlsson B, Corton JC, Safe SH, van der Saag PT, van der Burg B, Gustafsson JÁ, Interaction of estrogenic chemicals and phytoestrogens with estrogen receptor beta. Endocrinology. 1998; 139: 4252-63.
  • Messina M, Nagata C, Wu AH. Estimated Asian adult soy protein and isoflavone intakes. Nutr Cancer. 2006; 55: 1-12.
  • Morais AAC, Silva AL, Damasio ABF. Otimização do uso da soja. Revista Brasileira de Nutrição Clínica 2000; 15(2):350-357.
  • Speirs V, Carder PJ, Lane S, Dodwell D, Lansdown MR, Hanby AM. Oestrogen receptor beta: what it means for patients with breast câncer. Lancet Oncol. 2004; 5: 174-81.
  • Xiao CW, Wood CM, Robertson P, Gilani GS. Protease inhibitor activities and isoflavone contente in comercial soymilks and soy-based infant formulas sold in Otawa, Canada. Journal of Food Comp Anal. 2011; 25:130-136.

0 comentários:

A INGESTÃO DE PROTEÍNA PREVINE A PERDA DE MASSA MUSCULAR

Conheça o livro:
100 Receitas Para Aumentar a Massa Muscular

Um novo relatório publicado na edição de setembro da revista FASEB desafia o ditado de longa data de que é inevitável perder uma quantidade significativa de massa muscular quando se perde peso através da dieta e exercício.

No relatório, os cientistas mostram que o consumo do dobro da dose diária recomendada (DDR) de proteínas ao aderir a um plano de dieta e exercício físico, previne a perda de massa muscular e promove a perda de gordura. No entanto, o consumo do tripo da DDR de proteína, não proporcionou benefícios adicionais.

Stefan M. Pasiakos, um investigador envolvido no estudo afirmou:

Acreditamos que a dose diária recomendada para a proteína deve basear-se num nível para otimizar a saúde, assim como para prevenir as deficiências, e os nossos dados demonstram uma potencial inadequação da dose diária recomendada atual para preservar a massa muscular durante a perda de peso, que pode afetar uma parte significativa da população.

Para chegarem a esta descoberta, Pasiakos e os seus colegas recrutaram um grupo de jovens e colocaram-nos em dietas controladas durante 31 dias que proporcionou três diferentes quantidades de proteína:
  • A dose diária recomendada de proteína nos EUA, 0,8 gramas por kg de peso corporal.
  • O dobro da dose diária recomendada de proteína, 1,6 gramas por kg de peso corporal.
  • O tripo da dose diária recomendada, 2,4 gramas por kg de peso corporal.

Primeiro os participantes do estudo receberam a quantidade total de calorias adequada para manter o peso corporal constante durante os primeiros 10 dias para permitir que o seu metabolismo se adaptasse a esse nível de ingestão de proteína.

Depois, durante as três semanas seguintes, foi induzida uma perda de peso através da restrição do número total de calorias e do aumento do exercício diário suficiente para provocar uma perda de 907 gramas por semana.

Todas as refeições foram preparadas e administradas pela equipa de investigadores e a prática de exercício foi controlada de muito perto. A composição corporal e as medidas de metabolismo da proteína muscular foram realizadas no final de ambas as fases (peso estável e perda de peso) do estudo.

Os resultados deste estudo demonstram que a ingestão do dobro da dose diária recomendada de proteína teve um maior efeito protetor da massa muscular durante uma dieta de restrição calórica em jovens.

Este estudo basicamente confirma o que os fisioculturistas já sabiam há bastante tempo – uma dieta rica em proteína ajuda a prevenir a perda de massa muscular quando se tenta perder gordura.

Embora ainda seja necessário seguir uma dieta equilibrada para a manutenção da saúde e do peso, o aumento da ingestão de proteína quando se faz dieta para perda de gordura pode ser uma ferramenta muito útil para manter a preciosa massa muscular magra.

Fonte:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23739654

0 comentários:

Exercício: Abdominal Crunch

Conheça o livro:
100 Receitas Para Aumentar a Massa Muscular

CONHEÇA O ABDOMINAL CRUNCH


Vídeo:

0 comentários:

Exercícios Físicos durante a TPM (I)





Pratique exercícios físicos durante a TPM e alivie seus sintomas. As atividades aeróbicas e alongamentos ajudam a atenuar cólicas e outros incômodos.

O mau humor, as cólicas e o inchaço da TPM costumam desanimar até mesmo a mais exímia esportista. No entanto, fazer um esforço a mais para continuar os exercícios pode ser muito benéfico: trabalhos científicos mostram que a prática de atividade física ajuda a atenuar os sintomas dessa fase do ciclo menstrual. 

Um deles, realizado pela University of British Columbia, no Canadá, submeteu oito mulheres a corridas de, aproximadamente, 20 km semanais. Depois de seis meses, todas elas relataram menores episódios de dores na mama e irritabilidade na semana que antecede a menstruação. 

"Esses benefícios ocorrem porque o exercício físico gera um aumento da taxa metabólica e favorece a circulação sanguínea. Consequentemente, há uma otimização do transporte de oxigênio e nutrientes essenciais, melhorando, assim, todas as funções vitais", justifica Emerson Bisan, personal trainer e diretor da Nova Equipe Assessoria Esportiva. 

Outra explicação para a melhoria é a liberação de hormônios proporcionada pela atividade física, principalmente a endorfina - hormônio diretamente ligado à sensação de prazer. Mesmo na hora do alongamento, esse hormônio entra em ação, já proporcionando o bem-estar. 


Mas, e as cólicas? 


Quando a cólica ataca, muitas vezes, a última vontade é de se mexer com exercícios. Mas saiba que exercitar, em especial, a região pélvica, proporciona alívio para as dores abdominais. A educadora física Roberta Mateus Calado Bacarin, da academia Contours, em São Paulo, afirma que fortalecer o abdômen é uma boa saída. 

Roberta ensina um exercício, que será feito com o apoio de uma bola de pilates ou estepe. Deite em um colchonete e apóie os pés na bola ou no estepe. Em seguida, eleve os quadris - tirando o bumbum do chão, mas mantendo as costas apoiadas. "Esse exercício alonga a região da pélvis. Ele também faz contração de glúteos e alongamento da parte abdominal", explica a educadora física. 


Fonte: Minha Vida

0 comentários:

Linhaça ajuda a perder peso e faz bem para a saúde

Sementes ainda previnem câncer e doenças cardiovasculares

Quem está de dieta para enxugar as gordurinhas ou procura manter uma alimentação balanceada, inevitavelmente vai ouvir falar que a linhaça deve ser incorporada ao cardápio. A sementinha é famosa no mundo inteiro por sua alta concentração de benefícios a saúde e também por ser uma poderosa arma na luta contra a balança. O alimento é rico em substâncias funcionais e armazena um potente manancial de vantagens para o organismo, como a prevenção do câncer, o alívio de sintomas da TPM e menopausa, o funcionamento do intestino, a ativação da memória e ajuda a na perda de peso.

Linhaça emagrece
Cientificamente já foi comprovado que a linhaça ajuda a emagrecer. O consumo da semente diminui o apetite graças à alta concentração de fibras e outras substâncias que aumentam a sensação saciedade. De acordo com o endocrinologista Omar Botter, depois de ingerida, ela segura a fome e automaticamente minimiza o consumo de calorias. "Para perder peso o ideal e consumi-la no café da manhã. Com a diminuição da fome a pessoa passa a comer menos ao longo do dia", diz.

Conheça os benefícios da dieta
A linhaça é recomendada também para pessoas que têm o intestino preguiçoso. A semente, se consumida integralmente, possui fibras. A ingestão delas aumenta a maciez e o volume do bolo fecal, o que resulta em um intestino regulado e uma considerável diminuição de gases intestinais, cólicas, inchaço e oleosidade na pele.

Além disso, ela é rica também em ômega 3, ômega 6 e gorduras monoinsaturadas, que, em conjunto, ajudam a combater colesterol ruim (LDL) e a manter a saúde do coração em dia, diminuindo o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. A alta concentração dos ômegas 3 e 6 também favorece a produção das prostaglandinas, importante para remover o excesso de sódio nos rins, o que diminui a retenção de líquidos.

Linhaça no cardápio
Versátil, quando triturada no liquidificador, a linhaça vai bem com iogurte (prefira os desnatados), em saladas, com frutas e até no feijão. Por perder suas propriedades nutritivas ao longo do tempo, é aconselhável preparar a quantidade que será utilizada na refeição. Para alcançar resultados positivos e não interferir no processo de absorção de nutrientes, ela deve ser consumida diariamente e em pequenas quantidades (uma ou duas colheres de sopa), de preferência no café da manhã ou no almoço, para reduzir o apetite.

Já sob o ponto de vista nutricional, a linhaça fica melhor depois de ser levada ao forno. E, já que você está se esforçando para incluí-la na dieta de forma responsável, evite tostá-la na frigideira: o fogo direto pode alterar suas substâncias benéficas.

Fonte:
Minha Vida

0 comentários:

Exercícios Físicos durante a TPM (II)



Dê um "chega pra lá" no mau humor, ansiedade e vontade de comer doces 

Nesse período do ciclo menstrual, também é comum que ansiedade, tristeza e mau humor assolem a mente feminina. Para aliviar esses fenômenos, invista em atividades que a relaxem. "No caso da ansiedade, angústia e mau humor, são recomendadas atividades de relaxamento dos músculos e da mente, como ioga, alongamento, técnicas de meditação e respiração", aconselha Emerson. 

Se o objetivo é reduzir a voracidade por doces, continua o personal trainer, invista em atividades aeróbicas, que, além de liberarem endorfina, reduzem o cortisol, hormônio relacionado ao estresse - que pode incentivar o desejo por guloseimas. A endorfina, por estabilizar os níveis de glicose no sangue, ajudará a diminuir a vontade de abocanhar doçuras. "A corrida é muito indicada, desde que moderada", aconselha Roberta. 

O inchaço também é uma constante de muitas mulheres durante esse período e, com ele, as dores nos seios. Para resolver esse problema, Roberta Bacarin também indica exercícios aeróbicos. Uma boa opção é a cama elástica ou estepe, que movimentam o corpo. "É como se o líquido retido circulasse. A circulação melhora, aumenta a pressão dentro do corpo e, com isso, há liberação do líquido", explica a educadora física. 

Agora, se o seu problema for com as dores de cabeça, o melhor a ser feito é pegar mais leve. Exercícios mais intensos aumentarão a circulação e a pressão arterial, ocasionando a piora da dor. Por isso, respeite os seus limites. Saiba mais Tome uma atitude contra a TPM TPM sem segredos Alimentação contra a TPM 

Para aquelas que já praticam atividades físicas, a adaptação pode ficar mais fácil. "Em alguns casos, basta reduzir a intensidade e o volume de sua atividade habitual para melhorar os sintomas", sugere Emerson. 

Também vale lembrar que as melhoras, segundo a educadora física Roberta, são gradativas. Ou seja, elas irão desaparecendo aos poucos, a cada ciclo, de acordo com o seu empenho em se mexer. 


Fonte: Minha Vida

0 comentários:

Whey Protein: Primeiros Laudos Importados

Whey Protein

Veja abaixo o vídeo que mostram os Primeiros Laudos dos Produtos Importados.

0 comentários:

Denúncia: 53% das marcas de Whey Protein testadas estão irregulares


Assista o vídeo abaixo:

0 comentários:

Whey Protein e as Marcas Farinheiras: Retrospectivas dos produtos REPROVADAS





Veja no vídeo abaixo todas as marcas reprovadas:






0 comentários:

Consumo de shakes não devem substituir refeições

Um teste realizado pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - Proteste, contestou os benefícios dos shakes para a saúde e concluiu que marcas como Bio Slim, Diet Shake, Diet Way, Herbalife e In Natura não apresentavam equilíbrio nutricional suficiente.

Substituir refeições por shakes industrializados parece ser uma boa opção em meio à correria do dia a dia.


Em um cotidiano assoberbado, nem sempre é possível apostar em uma refeição leve, nutritiva e equilibrada, e muitas pessoas, aderem as bebidas práticas.

Porém, o que muitos não sabem, é que os shakes industrializados nem sempre suprem as necessidades nutricionais que o corpo necessita para se manter saudável. Os shakes podem não possuir as quantidades necessárias de vitaminas e sais minerais que estão presentes em uma refeição completa, e a longo prazo, isso pode causar doenças graves, como anemia e disfunções renais.

Além disso, as bebidas possuíam desequilíbrio nas taxas de vitaminas e sais minerais. Segundo a Proteste, três das marcas analisadas (Diet Shake, Bio Slim e Diet Way), fornecem taxas de carboidratos, proteínas e gordura a menos do que deveriam, o que pode acarretar na perda de músculos (massa magra) e água, em vez de gordura corporal.

A taxa de proteína não deveria ultrapassar 10 a 15% do valor energético do produto, porém, em média, todas as marcas apresentam 32%. As marcas afirmam que estão dentro dos padrões estipulados pela Anvisa e pela OMS, e que se não estivessem, não seriam liberadas por estes órgãos.

O shake é feito à base de leite e por isso carrega nutrientes importantes para o nosso organismo, porém o ideal é consumi-lo como complemento e não como refeição. Uma pessoa que substitui suas refeições por shakes e mantém seu ritmo de treino gasta suas reservas de glicose do organismo, perde massa muscular e corre risco de desnutrição ou crise glicêmica. Por isso, especialistas afirmam que as versões caseiras de shakes são mais saudáveis, porém também não devem substituir refeições.

Fonte:
Portal de Educação Física

0 comentários:

Café é mais eficaz se consumido entre 9h30 e 11h30

Você acorda cedo e vai direto naquela xícara de café para, de fato, acordar?

Pois é melhor esperar um pouco para que o organismo aproveite melhor os efeitos da cafeína.

Neurocientista explica qual os benefícios de consumi-lo nos horários entre 9:30 à 11:30

De acordo com o neurocientista Steven Miller, da Universidade de Ciências de Saúde Uniformed Services, em Maryland, Estados Unidos, o café é mais eficaz se consumido entre 9h30 e 11h30, quando os níveis do hormônio cortisol (relacionado ao estresse) estão baixos, já que a cafeína interage com esse hormônio.

Miller explica que pessoas que tomam café quando o cortisol está a pleno vapor, entre 8h e 9h, desenvolvem tolerância à cafeína, e a substância passa a fazer menos efeito. Daí que serão necessárias doses cada vez maiores de cafeína para obter o mesmo efeito.

Geralmente os níveis de cortisol ficam altos logo depois de acordar e vão baixando cerca de uma hora depois, variando um pouco de uma pessoa para outra. Quando há essa queda, o consumo de café serve como novo impulso à produção do hormônio. Outro pico de cortisol acontece na hora do almoço e no fim do dia, entre 17h30 e 18h30, horários em que o consumo de café também não é recomendado.

- A produção de cortisol está relacionada ao nosso nível de alerta, regulando o relógio biológico. Um dos princípios da farmacologia é usar o medicamento quando for necessário para que não se desenvolva tolerância - diz o pesquisador.

Fonte:
Portal O Globo

0 comentários:

Dia do Lixo: reservar um dia para comer de tudo vale a pena?

Nutricionista revelou que o dia do lixo pode causar transtornos alimentares, além de atrapalhar o resultado do treinamento da semana inteira.

Segundo especialistas da área da nutrição, a alimentação saudável deve ser mantida todos os dias da semana.

Uma semana inteira com uma alimentação saudável pode ser a desculpa infalível para se permitir um final de semana repleto de produtos calóricos e gordurosos.

Conhecido popularmente como “dia do lixo”, algumas pessoas adotam o sábado ou domingo para poderem comer o que quiserem, sem se preocupar com valores nutricionais.

Porém, de acordo com a nutricionista Joyce Nunes de Oliveira, da Personal Diet, criar esse hábito não é aconselhável. “Reservar um dia da semana para comer coisas que as pessoas consideram ‘mais saborosas’ pode influenciar negativamente na relação emocional estabelecida entre os indivíduos e os alimentos não saudáveis”, explica.

Joyce ainda faz um alerta: o “dia do lixo” também pode causar transtornos alimentares como anorexia, bulimia ou compulsão alimentar. “A supervalorização criada pela expectativa para a chegada deste dia afeta o psicológico e traz sérias consequências a curto prazo”, diz.

De tudo um pouco - Comer corretamente pode torna-se mais fácil quando o indivíduo entende que precisa fazer uma reeducação alimentar e não deixar de comer tudo o que gosta. “Esse dia pode gerar uma demasiada expectativa e uma supervalorização por estes alimentos, tornando difícil o desapego por esses produtos e não reeducando o paladar para uma prática alimentar saudável”, completa a nutricionista.

Fora dos planos: A quebra da dieta diária, mesmo que ela ocorra somente em um dia da semana, também pode atrapalhar o treinamento.

“O consumo calórico acima do normal pode prejudicar todo o esforço realizado durante a semana e os resultados propostos pela dieta não são alcançados”, conta Joyce.

Segundo a profissional, essa é a causa de muitas pessoas ficarem desmotivadas com o treino. “Sem conseguir ver os resultados, elas acabam abandonando a dieta”, revela.

Sugestão: A dica da nutricionista é reservar duas refeições no final de semana para poder se render aos alimentos calóricos. “Basta não exagerar. Comer de tudo um pouco faz parte da reeducação alimentar saudável”, conclui.

Fonte:
Portal Web Run

0 comentários:

Faseolamina: sua mais nova aliada no emagrecimento

Desde que a obesidade se tornou uma epidemia no mundo moderno, vários produtos surgiram no mercado prometendo um emagrecimento instantâneo, assim como não faltaram dietas milagrosas e dicas de todos os tipos. Mas a verdade absoluta sobre a perda de peso ainda reside na dieta alimentar e no gasto de energia. Todo mundo sabe que carboidrato fornece energia, tem que estar na alimentação, mas engorda.

Ninguém consegue manter o pique se não comer carboidratos. Pensando nisso, cientistas de todo o mundo começaram a investigar a faseolamina, uma substância extraída a partir do Feijão Branco.


Mecanismo de ação

A Faseolamina tem como propriedade inibir a atividade da enzima alfa-amilase humana que é responsável pela transformação do amido (carboidrato) ingerido, em glicose. Essa enzima, presente na saliva e liberada pelo pâncreas no intestino, atua após a alimentação, durante o processo de digestão, quebrando os amidos ingeridos e convertendo-os nos açúcares da circulação sangüínea, o que irá causar o aumento da glicemia (taxa de açúcar no sangue). Com a inibição da enzima alfa-amilase, os amidos não conseguem ser digeridos e são enviados diretamente ao intestino para sua eliminação através das fezes. Esse mecanismo apresenta uma alternativa segura para as dietas de emagrecimento e para diabéticos que precisam diminuir a quantidade de açúcar circulante.

FDA aprova suplementos de Faseolamina nos Estados Unidos desde 1980

Nos Estados Unidos o suplemento de faseolamina já é comercializado desde os anos 80 como um suplemento bloqueador dos carboidratos (amidos), utilizado no controle da obesidade e diabetes. No Brasil, produtos à base de faseolamina começam a ser lançados, com características similares ao produto importado. Os resultados do consumo de faseolamina podem ser comprovados após 8 semanas de consumo, em média, e mostram uma perda de peso significativa (Ballerini 2001, Udani 2003) com diminuição da circunferência abdominal e controle da glicemia (Vinson 2001, Vinson 2002, Vinson 2003).

A matéria -prima
A faseolamina é obtida através dos feijões inteiros num processo de moagem, drenagem, filtragem e concentração a vácuo, para depois ser re-filtrado, pasteurizado e seco. Esse processo garante um produto final estável que não se altera na presença dos ácidos digestivos, e nem sob altas temperaturas, o que lhe garante uma ação contínua logo após a sua ingestão (J. JOHN MARSHALL E CARMEN M. LAUDA, 1975).

Aplicação

Com o crescimento da obesidade no Brasil é de fundamental importância a busca de soluções que colaborem no tratamento dessa epidemia e mantenha a população dentro dos padrões normais de saúde.

Não podemos ficar à margem do que já se aplica nessa área em todo o mundo. Muitas empresas já produzem suplementos à base de faseolamina como indicação para o controle de peso. São inegáveis os benefícios que esta substância proporciona, pois permite uma dieta com a ingestão de carboidratos, sem que estes sejam os responsáveis pelo ganho de peso. Foi publicado recentemente em uma revista de grande circulação no Brasil (Boa Forma) uma matéria mostrando a Faseolamina como uma das últimas descobertas na área da nutrição para perder definitivamente a barriga.

Fonte:
Portal Corpo Perfeito


Escrito por:

Denise Costa - Nutricionista

Bibliografia



  1. Marshall JJ, Lauda CM. Purification and properties of phaseolamin, an inhibitor of alpha-amylase, from the kidney bean, Phaeolus vulgaris. J Biol Chem. 1975;250:8030-8037.
  2. Marshall JJ. Alpha-amylase inhibitors from plants. Am Chem Soc Symp Ser. 1975;15:244-266.
  3. Federal Trade Commission, Food and Drug Administration, National Association of Attorneys General. The facts about weight loss products and programs. Critical Rev in Food Sci Nutr. 2001;41:87-89.
  4. Vinson JA, Shuta DM. In vivo effectiveness of a starch absorption blocker in a double-blind placebocontrolled study with normal human subjects. Unpublished data, University of Scranton, September 6, 2001.
  5. Vinson, JA, Shuta DM. In vivo effectiveness of a starch absorption blocker in a double-blind, placebocontrolled study with normal college-age subjects. Unpublished data. University of Scranton, November 20, 2001.
  6. Vinson, JA. Dose-response pilot study of phase 2 efficacy as an inhibitor of glucose absorption with a full meal. Unpublished data supplied by manufacturer. May 13, 2002.
  7. Udani J, Hardy M, Madsen DC. Use of Phase 2 Starch Neutralizer™-brand bean extract for weight loss: a randomized controlled trial: final study report. June 2003.
  8. Vinson JA, Kharrat HA, Shuta D. Investigation of an amylase inhibitor on human glucose absorption after starch consumption. Unpublished data supplied by author. July 10, 2003.
  9. Vinson JA, Shuta DM. In vivo effectiveness of a starch absorption blocker in a double-blind, placebocontrolled study with normal subjects. Unpublished data. University of Scranton. November, 20, 2001.
  10. Layer P, Carlson GL, DiMagno EP. Partially purified white bean amylase inhibitor reduces starch digestion in vitro and inactivates intraduodenal amylase in humans. gastroenterology. 1985;88:1895-1902.
  11. Layer P, Zinsmeister AR, DiMagno EP. Effects of decreasing intraluminal amylase activity on starch digestion and postprandial gastrointestinal function in humans. Gastroenterology. 1986;91:41-48.
  12. Layer P, Rizza RA, Zinsmeister AR, Carlson GL, DiMagno EP. Effect of a purified amylase inhibitor on carbohydrate tolerance in normal subjects and patients with diabetes mellitus. Mayo Clin Proc. 1986;61:442-447.
  13. Boivin M, Zinsmeister AR, Go VLW, DiMagno EP. Effect of a purified amylase inhibitor on carbohydrate metabolism after a mixed meal in healthy humans. Mayo Clin Proc. 1987;62:249-255.
  14. Carlson GL, Li BU, Bass P, Olsen WA. A bean alpha-amylase inhibitor formulation (starch blocker) is ineffective in man. Science. 1983;219:393-395.

0 comentários:

Personal trainer ‘desmascara’ fotos de transformação física

“Consiga uma barriga de tanquinho em 15 dias!”


Promessas como esta são comuns nos anúncios de produtos ou planos de fitness que circulam pela internet. Normalmente, vêm acompanhadas por impressionantes fotos “antes e depois”, que mostram a evolução física de pessoas que supostamente utilizaram o serviço anunciado.

Veja o vídeo demonstrativo abaixo:



Segundo o personal trainer Andrew Dixon, colunista do jornal americano Huffington Post, muitas destas fotos são produzidas com bons tratamentos de Photoshop, iluminação profissional e outras “trapaças”. Para desmascarar este tipo de esquema, ele resolveu demonstrar com imagens próprias.

Primeiro, Dixon pediu para sua namorada tirar uma foto do “antes”. Então, raspou a cabeça e os pelos do corpo, fez alguns abdominais e flexões, ajustou a iluminação do quarto, e posou novamente para a câmera, poucos minutos após a primeira imagem. O resultado é impressionante.

Ele fez ainda um outro set de imagens, se utilizando dos mesmos recursos. Desta vez, levou aproximadamente uma hora para “transformar” seu corpo.

Fonte:
Site Catraca Livre

0 comentários:

VEJA OS 4 FATORES CRUCIAIS PARA A FELICIDADE



Shawn Achor, psicólogo, professor durante muitos anos na Universidade de Harvard, EUA, onde realizou inúmeras pesquisas, em seu livro "The Happiness Advantage" (A Vantagem da Felicidades), relata quatro fatores cruciais para a felicidade que os cientistas têm descoberto através do estudo de pessoas felizes:

a) Ter objetivos elevados e significativos na vida;
b) Buscar as oportunidades que o mundo oferece;

c) Ter uma atitude de gratidão;

d) Manter bom relacionamento com um grande número de pessoas

Peço a você, leitor, que pense nesses quatro fatores e faça uma autoanálise, respondendo as seguintes perguntas:

1) Tenho objetivos elevados e significativos que possam fazer a diferença na minha vida, na vida das pessoas e da sociedade em que vivo?

2) Busco todas as oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional que o mundo oferece?

3) Tenho uma atitude de gratidão em relação à vida, às pessoas que me ajudaram a chegar onde estou e àquelas com quem convivo?

4) Procuro manter um bom relacionamento com muitas pessoas?

5) Tenho uma vida social ativa e sadia?

É claro, diz o próprio autor, que esses quatro fatores não garantem sozinhos a felicidade. Há muitos outros, mas esses são básicos, dizem cientistas.

Por isso, dizem eles, pessoas que têm fé, espiritualidade e espírito de servir, que têm uma vida cheia de significados, propósitos e valores elevados; assim como aquelas que sentem e expressam sua gratidão pelas coisas que possuem, pelos amigos, pela família e pela vida são mais felizes. Graças a isso, desenvolvem uma maior autoestima e buscam as oportunidades que o mundo oferece, se relacionando melhor com outras pessoas, criando um círculo virtuoso da felicidade.

Pensem nisso.
Sucesso!

0 comentários:

Efeitos de esteroides podem ser mantidos por até dez anos


Postado por: 
Professor Hélcio Gangana

A atual proposta da Agência Mundial Antidoping é aumentar de dois para quatro anos a penalidade para os atletas que forem flagrados usando substâncias proibidas para melhorar o desempenho. Para os pesquisadores, a penalidade deveria ser bem mais longa, já que o estudo aponta que os efeitos dos esteroides podem ser mantidos por anos.



Segundo pesquisa da Universidade de Oslo (Noruega) publicada no “Journal of Physiology”, o consumo de testosterona por um curto período pode facilitar o ganho de massa muscular por até dez anos.

A pesquisa, realizada em ratos, alerta que, se os efeitos forem os mesmos em humanos, haverá grande impacto nas penalidades por doping.

No estudo, os pesquisadores dividiram ratos em dois grupos, sendo que, em um deles, todos os animais receberam injeção de testosterona. Três meses depois, os animais realizaram seis dias de atividade física intensa, porém os ratos que receberam a substância no organismo tiveram um ganho muscular de 30%. Nos demais, este índice foi de apenas 6%.

Segundo os cientistas, os esteroides podem facilitar o desenvolvimento da massa muscular, mesmo que estes hormônios já não sejam mais utilizados pelos atletas há um bom tempo.

Fonte:
Portal de Educação Física

0 comentários:

Shakes caseiros para secar a BARRIGA

Conheça alguns Shakes caseiros parar secar a BARRIGA

Prepare-se: a solução para eliminar – de uma vez por todas – os quilinhos extras é barata, fácil de preparar e deliciosa! O Shake caseiro é uma ótima opção para quem quer emagrecer rapidamente.

Shake caseiro SECA-BARRIGA

Prepare-se: 
A solução para eliminar – de uma vez por todas – os quilinhos extras é barato, fácil de preparar e deliciosa! O Shake caseiro é uma ótima opção para quem quer emagrecer rapidamente. O Shake caseiro sacia e ainda fornece os nutrientes que o corpo precisa, afirma a nutricionista Sabrina Santangelo, da Clínica Pazos.

O melhor:
Você pode escolher em quanto tempo quer ficar magra com Shake caseiro. Se precisa entrar naquele vestido justo logo, troque o café da manhã e o jantar por um copo da bebida e elimine até 5 kg em apenas 14 dias. Caso não tenha pressa, substitua apenas o jantar por Shake caseiro e enxugue até 5 kg em um mês.

E você não precisa ficar pensando se vai ou não enjoar do Shake caseiro. Trazemos algumas receitas diferentes e deliciosas, que custam a partir de R$ 1,30 (a porção). Para fazer o Shake caseiro, use leite desnatado ou de soja enriquecido de cálcio, diz a nutricionista, da Clínica Equilíbrio Nutricional. Depois, é só esperar pelos elogios!

Atenção!
Consuma o Shake caseiro diariamente por, no máximo, um mês. Depois, faça refeições leves para manter o peso. Receitas de Shake caseiro que podem substituir uma refeição e levar você a reduzir peso sem tantos sacríficos e com muita saúde.

A receita doShake caseiro é fácil e rápido de preparar, também possuem baixa quantidade de açúcares simples, que são os maiores causadores da barriguinha saliente. Além de todos esses benefícios, a bebida ainda nos mantêm saciadas por mais tempo e ainda fornece os nutrientes que o corpo precisa.

Para perder 5 kg em 2 semanas Troque o café da manhã e o jantar por um copo do Shake caseiro.
Para perder 5 kg em 1 mês Troque apenas o jantar por um copo do Shake caseiro.

Trago bastante receitas para você poder variar, pois um dos problemas dos Shakes que você compra pronto, além do preço bem salgado é a mesmice dos sabores químicos”

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador.

Shake caseiro de mamão
Ingredientes:
- 1 copo (200 ml) de leite desnatado
- 1 fatia de mamão papaia
- 1 colher (chá) de semente de linhaça
- 1 colher (sopa) de farelo de trigo
- Adoçante a gosto

Shake caseiro de morango
Ingredientes:
- 1 copo (200 ml) de leite desnatado
- 4 morangos
- 1 colher (sopa) de farelo de trigo
- 1 colher (sopa) de aveia em flocos
- Adoçante a gosto

Shake de Banana com ameixa seca
Ingredientes:
- 100 ml de leite desnatado,
- 1 banana pequena,
- 1 ameixa-preta,
- 1 colher (sobremesa) rasa de mel.

Shake de Maçã
- 100 ml de leite desnatado,
- 1 maçã com casca,
- 1 colher (sopa) de linhaça,
- 1 colher (sobremesa) de mel

Shake Achocolatado com banana
- 100 ml de leite desnatado,
- 1 banana,
- 2 colheres (sopa) de whey protein ou achocolatado diet de chocolate
- 1 colher (sobremesa) de linhaça.

Shake Nutritivo
- 1 copo de leite de soja light,
- 1/2 banana,
- 1/4 de mamão papaia,
- 1/2 maçã,
- 1 colher (sobremesa) de linhaça,
- 1 colher (sopa) de aveia em flocos,
- 1/2 colher (sobremesa) de mel.

Shake Energético
- 200 ml de iogurte natural desnatado,
- 1 pera,
- 4 morangos,
- 2 colheres (sopa) de aveia em flocos,
- 1 castanha-do-pará,
- 1/2 colher (sopa) de folhas de hortelã e
- 1 sachê de adoçante em pó.

7 comentários:

Bolo de Chocolate Proteico

Veja a receita do Bolo de Chocolate Proteico e funcional!

Observação:
Receita sem adição de açúcar, sem glúten e sem lactose
!

INGREDIENTES:
- 1 xícara de Whey 100% Hidrolisado e Isolado (pro2) probiotica sabor chocolate
- 1/4 xícara de cacau em pó
- 1/4 xícara de farinha de coco
- 2 claras - 70 g de tâmaras ou ameixas secas - 3/4 xícara de leite sem gluten sem lac de sua preferencia (usei de amêndoas)
- 1 col chá de bicarbonato de sódio

Modo de preparo:
- Processar todos os ingredientes e assar em forno baixo por aproximadamente 35 minutos.

Calda de chocolate:
Cacau + stevia + farinha de grao de bico + leite de coco+ whey (pro2) probiotica.

0 comentários:

Mulher faz 60 operações para corrigir cirurgia estética

Uma advogada está prestes a atingir o número de 60 cirurgias para corrigir um procedimento estético desastrado. Internada há cinco meses, ela foi vítima de uma enfermeira que se passava por médica.

FONTE: Portal TV UOL

0 comentários: