Canelite é uma das principais inflamações em atletas

Sentir dor na canela na prática de atividades físicas significa estar com canelite?

Nem sempre. Nem toda dor na canela é sinônimo da doença. A canelite e a sobrecarga no tibial anterior são problemas distintos e muitos atletas ainda confundem os sintomas. Este problema articular se dá a partir de uma inflamação no periósteo (membrana que envolve os ossos) e é considerada uma das principais incômodos em atletas.


A inflamação ocorre por algum problema na mecânica da corrida, como por exemplo, a pronação excessiva do tornozelo, aplainamento exagerado, abrupto do arco do pé quando toca o chão e contração inadequada do músculo da panturrilha. Alguns atletas sentem dor na lateral da canela, precisamente na região do músculo tibial anterior, o que não caracteriza uma canelite.

A melhor forma de diferenciar o problema é avaliar as contrações dos músculos durante o exercício físico. Durante a corrida, se a dor ocorrer no momento em que o pé ainda está no ar, um pouco antes dele tocar o solo, esse problema não é canelite, mas sim, uma sobrecarga no músculo tibial anterior. Já na canelite, a dor é completamente interna e se manifesta, principalmente, quando o pé toca o chão.

Para resolver o problema, um trabalho de fortalecimento pode ajudar em curto prazo, porém é preciso entender com exatidão o motivo dessa sobrecarga sob esse músculo, que em geral, acontece por conta de uma pisada errada. Uma dica é aterrissar o pé no chão próximo ao tronco, e não muito a frente do corpo, já que assim, o pé fica em posição mais neutra e não exige tanta força do músculo tibial.

Fonte:
Portal de Educação Física

Postado por:

0 comentários: