Os 10 Maiores Erros de Treino Cometidos Por Iniciantes e Avançados

1 – Desistir
Algumas pessoas nunca desistem. Elas são determinadas, persistentes e nunca desistem das metas. Outras pessoas desistem no primeiro obstáculo. Você nunca imaginou o porquê disso acontecer ? Existe uma razão…

Pessoas que desistem porque tentaram algo que não funcionou consideram isto como uma falha permanente. Mas tudo o que elas precisam é uma mudança de pensamento.

Não existe fracasso, apenas resultados. Você está no controle. Você tem sucesso ou você ganha mais experiência. Nunca separe seus resultados em fracassos ou vitórias.

Toda vez que você tentar algo novo você terá um resultado diferente. Se não é o resultado que você quer, apenas mude a abordagem e tente algo diferente. Aprenda com as suas experiências e insista até conseguir o resultado desejado.

Pessoas que enxergam seus obstáculos como algo temporário e aprendem com a experiência são as que nunca desistem. Se você aprende com as experiência e nunca desiste, você conseguirá o que quer uma hora ou outra. Fato.

É realmente muito simples. Mas ainda é necessário trabalho duro da sua parte. Você terá que tentar dúzias de abordagens diferentes para treino, dietas, etc… E isso pode levar meses, até mesmo anos. Mas confie em mim, quando você chegar lá, os resultados valerão a pena. Você será o alvo das frases da maioria dos fracos: “Ele tem genética boa”;”Se eu tomasse bomba também conseguiria”,etc…

2 – Não Seguir Dieta

A dieta é sem dúvidas um dos aspectos mais críticos em uma rotina para ganhar massa muscular. O seu treino pode ser perfeito, mas se você não está se alimentando corretamente, você não conseguirá os resultados que quer e ponto final.

A maioria das pessoas gostam de treinar e vão para a academia sem problemas(Uns até demais). Mas não acontece o mesmo quando o assunto é dieta.

A idéia de ter que comer 6 refeições balanceadas durante o dia não deve ser novidade para você. A maioria das pessoas que estão lendo isso já têm uma idéia boa sobre como deveriam estar comendo. Mas para a maioria das pessoas a principal desculpa é de que elas não tem tempo para fazer dieta.

Mas isso não vem ao caso. Comer porcaria as vezes leva o mesmo tempo ou mais do que comer algo saudável. Pegar o carro a noite, dirigir até o restaurante, enfrentar fila e voltar dirigindo, leva mais tempo do que preparar uma refeição de verdade.

A chave para conseguir seguir uma dieta para fisiculturismo é planejar antecipadamente. Quando você for cozinhar, sempre cozinhe para várias refeições. Cozinhar bastante comida geralmente leva o mesmo tempo do que cozinhar quantidades menores, tudo vai depender do tamanho da panela. Deixe reservas de comida que possam ser re-esquentadas para comer, isto torna as coisas mais fáceis e práticas.

3 – O Uso De Suplemento É Obrigatório Para Crescer?

Suplementos não são necessários para construir massa muscular. Exercícios e nutrição são a chave para mudar o corpo. Com isto dito, existem alguns suplementos que ajudam no processo, mas não tanto como você imagina que ele ajuda. Cerca de 95% dos seus resultados virão do seu treino e dieta. Os suplementos podem ajudar 5% restantes.

A maioria das pessoas pensam totalmente o contrário e gastam a maior parte do seu tempo e esforço tentando achar o melhor suplemento, em vez de focar a sua atenção apenas na dieta e treino.

4 – Treinar Pouco

Este item é o oposto do item anterior. As pessoas são famosas por adotarem sempre um extremo, ninguém quer algo moderado. É sempre tudo ou nada. O pensamento infundido de que “se pouco é bom, então muito deve ser melhor ainda” é a raiz de vários problemas.

Da mesma maneira que algumas pessoas pensam que mais é melhor(E acabam entrando em overtraining). Outros ficaram sabendo dos terrores do overtraining e acabam pensando “se descansar é bom, então descansar mais é melhor ainda”.

Na verdade existe um guru do “fitness” em específico que sugere que você precisa treinar apenas uma vez por mês para gerar resultados. Fala sério… Quantas pessoas você já viu construir um físico treinando apenas uma vez por mês ? Eu lhe poupo da matemática: a resposta é ZERO.

A indústria do fitness sempre vai abusar do lado preguiçoso das pessoas, “perca peso sem malhar”, “tonifique o corpo sem ir a academia”. A realidade é que construir um corpo leva tempo e esforço. Não existe atalhos. Qualquer pessoa que tente dizer o contrário está mentindo.

5 – Treinar Demais

Treinar demais é prejudicial para o ganho de massa muscular. Após o treino você precisa descansar e deixar o corpo crescer através do descanso. E então você repete o processo.

É comum um iniciante pensar que treinar várias horas por dia é muito mais produtivo do que treinar menos. Isto é errado pois os músculos sofrem estresse e danos durante o treino e precisam de descanso para gerar crescimento. Treinar demais impossibilita o descanso, isto se chama “overtraining”. Impedir que o corpo consiga descansar(overtraining) pode gerar até perda de massa muscular.

Sinais comuns de overtraining incluem dores no corpo, lesões nas juntas, insônia, fadiga prolongada, falta de motivação para treinar, entre outros. Dar o devido tempo para os músculos descansarem é vital para a hipertrofia muscular e o aumento de força.

6 – Criar Expectativas Irreais

Independente das promessas dos suplementos, você não vai virar um monstro do fisiculturismo em um mês, especialmente se você não tem um físico bom para começar.

Crie metas e objetivos reais. Um iniciante querendo erguer 100kg no supino em alguns meses é simplesmente ridículo. E da mesma forma, um obeso pensando que vai perder 20kg em algumas semanas de dieta.

Porém, com paciência, dedicação e uma abordagem realista qualquer pessoa pode se tornar mais forte, definido e com mais massa muscular. Quando o assunto é fisiculturismo as pessoas costumam pensar que vai ser muito difícil mudar o corpo, mas pensam que o tempo que isso leva é sempre curto.

Mudar o corpo leva tempo. Não é possível apressar esse tipo de coisa.

O importante é pensar que o tempo passa de qualquer maneira, agora resta decidir se você vai continuar da mesma maneira ou se vai passar esse tempo tentando mudar o corpo.

7 – Não Monitorar O Progresso

Muitoas pessoas vão para a academia sem nenhum objetivo específico. Isto acontece frequentemente com pessoas que treinam a mais tempo, elas já estão acostumadas em aparecer na academia dia após dia e fazem um treino sem nenhum nexo, vão fazendo os exercícios que dão na telha, apenas sabendo qual músculo vão treinar no dia.

Quantas pessoas você vê monitorando os progressos de uma maneira que elas saibam se estão tendo resultados ou não ?

Para muitas pessoas ir para academia se tornou parte da vida social. Apesar de ser um hábito muito mais saudável do que ir socializar no boteco da esquina, seria muito mais produtivo se você reservasse alguns minutos para planejar o que vai fazer.

Coloque no papel quais são os seus objetivos e o que você tem que fazer para chegar lá. Os exercícios, repetições, divisão do treino e as cargas, agora é só monitorar os seus resultados. Veja se as cargas estão aumentando semana após semana e tome nota. Desta maneira você consegue saber com precisão se o seu treino está funcionando ou não, caso não, basta mudar o plano e repetir nas semanas seguintes para ver o que acontece. Com certeza é muito melhor do que chegar na academia e fazer qualquer exercício sem saber o que realmente está fazendo efeito ou não.

8 – Se Comparar Com Os Outros

Quando o assunto é fisiculturismo, sempre existirão pessoas maiores, mais fortes e mais definidas do que você. As coisas funcionam assim, independente de qual seja o seu nível de treino. Sempre existirão pessoas melhores que você, e do outro lado da moeda, pessoas que sempre serão piores.

Tentar ser sempre melhor que aquele cara da academia e estar sempre se comparando com outros é se preparar para um desastre. Fazendo isso você nunca ficará satisfeito e nunca ficará feliz com as suas próprias conquistas.

Em vez de se preocupar com o que os outros estão fazendo, foque apenas em melhorar você mesmo. Entre em uma competição com você mesmo, tente sempre vencer o seu último treino. Ao medir os seus resultados, tente sempre ficar maior e mais forte do que antes. Aprecie seus resultados independente de quais sejam os resultados dos outros.

9 – Arrumar Desculpas Para a Falta de Progressos

Quando a maioria das pessoas não conseguem os resultados que procuram ou quando as coisas não vão da maneira planejada, todos procuram algo para culpar e as desculpas começam aparecer. Coisas como:

“Eu não tenho tempo pra treinar…”

“Minha genética é ruim…”

“Não tenho apoio da minha família e amigos…”

“Eu não tenho ninguém para ir treinar comigo…”

Quando as pessoas fazem cagadas geralmente é culpa de alguém ou alguma coisa e nunca delas mesmas. As pessoas nunca consideram que a falta de progresso no treino pode ser culpa delas mesmas.

Eu serei bem honesto com você… Sim, algumas pessoas tem genética boa, tempo livre, suporte da família, ou seja, coisas que podem favorecer o sucesso no ganho de massa muscular. Porém, existem muitas outras pessoas em situações muito piores e que ainda sim conseguem ter resultados fenomenais e construíram um físico denso e sólido, isso porque elas fizeram o melhor com o que tinham e tomaram a responsabilidade pelos seus resultados.

10 – Não Ser Consistente Nos Treinos

Esse é provavelmente o maior fator que determinará o seu sucesso ou fracasso a longo prazo. Se você não é consistente então não importa se você tem o treino mais sofisticado e bem montado do mundo, vai ser tempo jogado no lixo se você não seguí-lo com consistência.

Um treino “meia-boca” que você siga com consistência e sem frescura semana após semana vai produzir muito mais resultados do que seguir um treino bom, sem consistência.

A cada treino que você completa, você não só constrói músculo, você desenvolve o seu caráter e a auto-estima. Isso nos impulsiona cada vez mais para cima aumentando o comprometimento e conseqüentemente a consistência.


Fonte:
HAYWARD, L. Os 10 Maiores Erros de Treino Cometidos Por Iniciantes e Avançados. Nov 2010. <www.hipertrofia.org>. Acesso em: 10 Nov 2011.

Um comentário: