O deputado federal Laércio Oliveira apresentou o PL 2047/2011 que desconta o gasto com atividades esportivas do Imposto de Renda, pessoa física. O objetivo, segundo o parlamentar, é incentivar a prática de exercícios físicos pela população.
“Dessa forma, os gastos governamentais com saúde serão consideravelmente reduzidos em face da qualidade de vida dos cidadãos e da consequente redução de acometimento de doenças, necessidade de internação e atendimento médico, garantindo aumento da expectativa de vida”, justificou.
Benefícios da atividade física
Pessoas que praticam atividade física perdem peso e percentual de gordura, tem redução da pressão arterial, melhoria do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o colesterol bom). Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas. A pessoa que deixa de ser sedentária e passa a ser um pouco mais ativa diminui o risco de morte por doenças do coração em 40%.
Já no campo da saúde mental, a prática de exercícios ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse. Além disso, auxilia também na manutenção da abstinência de drogas e na recuperação da auto-estima. Há redução da ansiedade e do estresse, ajudando no tratamento da depressão.
Fonte:
CONFEF, Desconto no IR para gastos em esportes, Outubro 2011. <http://www.confef.org.br/extra/clipping/view.asp?id=83>. Acesso em: 13 out 2011
0 comentários: